SUPER BLOG BETTON




25 de Novembro de 2014

Mercado financeiro retoma ritmo de contratações

REVISTA COBERTURA MERCADO DE SEGUROS

Mercado financeiro retoma ritmo de contratações

Guia Salarial 2015 aponta aquecimento em posições nas áreas regulatórias e de risco, das instituições financeiras.

São Paulo, novembro de 2014 – Dando início a uma trajetória de recuperação em relação aos anos anteriores, o mercado financeiro retomou o ritmo de contratações nos últimos meses, aponta o Guia Salarial 2015 da Robert Half. As principais demandas por profissionais especializados são nas áreas regulatórias e de risco, tanto de mercado como operacional, liquidez e de crédito. “Esse movimento acompanha o crescente enfoque dos órgãos reguladores sobre as áreas de compliance, risco e auditoria das instituições financeiras”, diz Ana Guimarães, gerente de divisão da Robert Half.

O retorno das contratações também foi observado no mercado de varejo, que vem se reposicionando frente ao de investimentos, e passa por um momento de profissionalização e busca por competitividade. O aquecimento no mercado financeiro veio acompanhado do aumento de exigência em relação aos profissionais, tanto em relação à formação e idiomas, quanto à experiência e o perfil comportamental. “As instituições têm valorizado habilidades como gestão de pessoas, sofisticação na comunicação e na formação, além de estabilidade e comprometimento”, diz a especialista.

Entre as posições em alta no mercado financeiro estão gerente de riscos, head de compliance e controles internos e profissionais de crédito. “Por se tratar da área de suporte, esses executivos costumam ter perfil mais introspectivo, mas hoje os bancos esperam capacidade estratégica e de interlocução com outras áreas, além da capacidade analítica”, analisa Ana Guimarães.

Seguros

O mercado de seguros passa por um momento de consolidação no Brasil com a profissionalização e redefinição dos perfis de seus profissionais. A chegada de start ups no País, em especial no segmento de resseguros, tem demandado executivos para a formação dos times, causando valorização salarial. “A tendência, desde o início de 2014, tem sido o aumento dos investimentos em formação de talentos, por conta da escassez de profissionais especializados, assim como pacotes variáveis mais agressivos, aponta Alberto Lopes, gerente de divisão da Robert Half.

Entre as principais transformações no mercado de seguros está o perfil do profissional da área comercial. “Percebe-se uma crescente preferência por um executivo de vendas consultivas, com um forte componente técnico, no lugar do antigo comercial puro”, completa Lopes.  Os departamentos de subscrição e técnicos de seguradoras e resseguradoras também ganha sinergia com outras áreas de negócios e visão mais estratégica, incorporando características do comercial.

A demanda de profissionais de seguros também está aquecida por conta das posições de back office nas instituições. O objetivo é dar suporte ao aumento do volume de novos negócios em cada uma das estruturas securitárias e garantir a qualidade dos serviços de pós-venda após a geração de novos negócios. As posições em destaque em seguradoras são de gerente comercial, gerente de subscrição/técnico, subscritor, compliance e contabilidade. Já em resseguradoras, os cargos em evidência são CFO, diretor de novos negócios e subscritor.

COMPARTILHE:

COMENTÁRIOS (0)

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

CAPTCHA