SUPER BLOG BETTON




29 de Abril de 2019

Ventania e queda de árvores: confira o que os seguros cobrem

29/04/2019 / FONTE: Globo

 

Para residências e empresas, é preciso contratar cobertura específica

RIO — Após a ventania e a chuva que assolaram o Rio na noite de domingo , carros e casas tiveram danos por conta da queda de árvores, postes ou dos fortes ventos. Até as 9h30m, a prefeitura havia confirmado a queda de 113 árvores e galhos pela cidade. Fora isso, muitas ruas estavam há mais de 12 horas sem luz  Apesar dos percalços, quem tem seguro pode ter os danos causados a veículos e imóveis minimizados.

A imensa maioria dos seguros de automóveis comercializados no país — os chamados completos ou compreensivos, que têm uma cobertura mais ampla — prevê indenização para vendaval e queda de árvores, granizo e raio, além de colisão, incêndio, roubo e furto e alagamento. Neste caso, há cobertura para queda de árvores, galhos e outros objetos sobre o veículos, que danifiquem tanto o casco como os vidros dos veículos.

No caso de residência e empresas, alerta o professor José Varanda, coordenador de Graduação da Escola Nacional de Seguros, é preciso de contratar uma cobertura específica para ventos fortes, denominada “vendaval”, que inclui as categorias de vendaval, furacão, ciclone e tornado:

— Esta modalidade cobre qualquer dano causado por ventos com velocidade superior a 54km/hora. É um seguro barato. Ao contratar um seguro básico residencial, a pessoa pede para incluir essa cobertura adicional, que não pesa muito no valor final da apólice.

Varanda acrescenta que, ao contratar este adicional, há cobertura para qualquer dano causado à estrutura do imóvel, incluindo quebra de vidros de portas e janelas e telhado, além de seu conteúdo.

 

Quanto aos toldos, o professor lembra que as companhias normalmente não cobrem o equipamento, mas atualmente já aceitam a inclusão do item quando o segurado solicita e paga uma taxa extra.

 

Ao primeiro sinal de ventos e chuva fortes, o primeiro cuidado a ser tomado é manter janelas e portas bem fechadas, para evitar a entrada de água ou objetos no interior do veículo ou do imóvel. A dica vale tanto para carro, residência ou empresas, ressalta Varanda:

— Caso a perícia comprove que houve imprudência da pessoa e isto aumentou o dano, há risco de perda parcial ou integral da cobertura.

Confira os tipos de seguros

Proteção para veículos

Cobertura compreensiva básica . É o seguro de casco. Inclui, além de colisão, incêndio, roubo e furto e alagamento, queda de árvore, vendaval, granizo, raio e explosão.

Alagamento . Se a água atingiu o painel e houver pane elétrica, a indenização é integral. Se afetou tapete e bancos, é feita a higienização e uma avaliação dos danos. A cobertura é parcial. Se não for possível recuperar os bancos, serão trocados.

Coberturas opcionais . O segurado pode incluir proteção aos vidros (janelas, lanternas, faróis e retrovisores), carro reserva, motorista da rodada e lucros cessantes (para quem usa o veículo para o exercício do trabalho, como os taxistas).

Roubo, furto e incêndio . Abrange apenas os riscos de raio, incêndio, explosão e roubo/furto.

Responsabilidade civil . O veículo de quem contratou o seguro não tem nenhuma proteção. Cobre danos materiais ou pessoais apenas contra terceiros.

Proteção para residências

Cobertura básica . Vale para incêndio, queda de raio, explosão e fumaça de qualquer causa ou natureza.

Danos elétricos . É preciso contratar um seguro específico. Cobre danos a eletroeletrônicos e instalações elétricas em razão de curto circuito e variação de tensão.

Danos por causas naturais . Cobre danos causados por eventos da natureza, como vendaval, furacão, tornado, queda de granizo, desmoronamento e inundação. Requer contratação específica para este tipo de cobertura.

Roubo . Cobre roubo de bens com emprego de violência ou mediante arrombamento de um dos acessos da residência. Não cobre furtos simples, desaparecimento ou extravio de objetos.

Contrate seu Seguro. Clique aqui

COMPARTILHE:

COMENTÁRIOS (0)

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

CAPTCHA