SUPER BLOG BETTON




21 de Maio de 2021

Ainda não sabe dos benefícios da Telemedicina?

Comunicação em 23 abril, 2021

telemedicina é uma grande tendência da área da saúde, incentivada pela incorporação da tecnologia a esse setor. Com a Medicina 4.0, oriunda da transformação digital, a modernização de diversos equipamentos e formas de atendimento se tornou uma necessidade.

A telemedicina está em alta neste momento da pandemia para aproximar os pacientes dos seus profissionais de saúde. No entanto, engana-se quem pensa que a telemedicina dispensa o atendimento médico presencial. Ela é vista como um complemento à Medicina tradicional e ajuda em diversos casos nos quais não há uma emergência para ser atendida.

Neste post, vamos abordar sobre os benefícios da telemedicina e dos motivos pelos quais ela tem sido tão procurada. 

Por que usar a telemedicina?

A telemedicina ajuda muitas pessoas que não têm fácil acesso aos centros de saúde. Por meio do atendimento remoto, indivíduos que vivem longe dos centros urbanos podem ser atendidos de modo mais prático pelos profissionais de saúde.

Esse modo de atendimento também favorece quem mora em cidades bem desenvolvidas e tem fácil acesso às instituições de saúde. Afinal, é possível economizar tempo de espera nas recepções e de locomoção até o local.

Além disso, a comodidade de ser atendido dentro de sua própria casa é muito vantajosa. Durante a pandemia, por exemplo, esse serviço está sendo fundamental para proteger as pessoas e continuar os atendimentos na área da saúde que não está diretamente relacionada aos cuidados com a Covid-19.

Qual é o papel da telemedicina?

O papel da telemedicina é auxiliar e otimizar a consulta médica tradicional na área de saúde. Por meio dela, é possível agilizar o encaminhamento para outras áreas, prestar um serviço humanizado às pessoas, tirar dúvidas sobre medicamentos e aproveitar as facilidades que a tecnologia aplicada em nossa sociedade oferece. Assim a telemedicina será uma grande alternativa para complementar o cuidado que já foi estabelecido na relação equipe de saúde e paciente.

Quando utilizá-la?

No Brasil, a telemedicina é permitida para apenas três modalidades: telemonitoramento, teleorientação e teleinterconsultas. Por meio do Pronto Atendimento Online, por exemplo, ela é utilizada a fim de reduzir idas desnecessárias ao pronto atendimento físico.

Geralmente, esse tipo de serviço é uma facilidade para as primeiras consultas, os atendimentos nos quais não apresentam urgência e o encaminhamento médico para as áreas de especialização necessárias. Vale ressaltar o uso das teleconsultas para acompanhar e supervisionar o estado de saúde de uma pessoa.

Como funciona um teleatendimento médico?

O teleatendimento médico pode ser feito por chamadas telefônicas ou por videochamadas. Em ambas as formas, é necessário haver o consentimento da pessoa que fará a consulta (ou de seu responsável) e do profissional da saúde.

Como visto, a telemedicina é o resultado da evolução da tecnologia na sociedade e do uso dos recursos digitais para facilitar os diversos setores do mercado, incluindo a área da saúde. Esse serviço surge como um complemento ao atendimento tradicional, otimizando diversos processos.

COMPARTILHE:

COMENTÁRIOS (0)

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

CAPTCHA